quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Meu querido mês de Agosto!!

Acho que nunca a música " Meu querido mês de Agosto" do cantor, já falecido, Dino Meira teve tanto significado para mim como este ano. Acho que foi por nunca ter tido tanto contacto com os emigrantes como este ano. Como já disse não tive folgas o mês que passou e foi um mês sempre a trabalhar bastante, na sua maioria com emigrantes franceses, os tais "avecs", no meu local de trabalho a língua que praticamente se falava era o francês, até já eu falava francês, o que digamos de passagem é uma coisa cómica de se ver. O que vale é que tanto me divertia eu como os clientes, como por exemplo, quando eu ia às mesas e perguntava :" Voulez vous boire quelque chose?" e eles ficavam todos contentes a pensar que eu falava francês... só que eu apenas sabia dizer aquela frase e pouco mais, entendia era melhor, depois de lhes explicar isso eles riam-se e depois davam-me os parabéns por tentar aprender. É que o meu sotaque não é propriamente dos melhores, mas lá me safo.
Como sempre encontrei de tudo, pessoas cinco estrelas, educadas e pessoas arrogantes armadas em espertas. Tivemos clientes assíduos porque temos um desporto que está muito na moda em França e que cá é muito mais barato, para não falar das bebidas, então tinhamos lá famílas todas as noites, grupos de amigos que iam lá sempre, em consequência disso fomos criando simpatia por alguns o que nos deixou com muita pena quando foram embora. O único episódio triste que se passou comigo foi com um gajo que só por estar fora do país a trabalhar pensa que já é melhor que os outros, para além de me faltar ao respeito, ainda me chamou mal educada,coisa que eu felizmente não sou, por ter a distinta lata de me dizer que era melhor do que eu só porque eu trabalho atrás de um balcão e que nestes casos o cliente tem sempre razão.Eu apenas lhe respondi que ali não se tratava de cliente e empregada mas sim de educação, coisa que ele não tinha! Fui mal educada?Eu acho que não. É que partie os palitos das bebidas em pedacinhos e espalhá-los pela mesa quando eu lhe tinha pedido para não fazer porque tinha de os apanhar com as mãos, a meu ver é uma falta de respeito para quem trabalha. Eu sou incapaz de fazer isso, mas isso sou eu!
Bom, mas o que interessa é que já deixa saudades e agora eu entendo porque é que os emigrantes passam o ano inteiro a sonhar com um sorriso no rosto pelo mês de Agosto. É a altura do mês em que regressam ao seu país, à sua terra natal, à família, aos amigos, a todas aquelas coisas que tanta falta lhes fazem lá longe.
Um bem-haja a todos os emigrantes que se cruzaram comigo, e que deixaram saudades neste "querido mês de Agosto":)

1 comentário:

Conversa Inútil de Roderick disse...

Tens toda a razão!
Estive em gouveia e contactei com alguns avecs, como lhe chames e pensam que tem o rei na barriga. Já me estava a passar!